Rede de Cultura de Paz - Cult Paz

on .

A Rede de Cultura de Paz – Cult Paz é um movimento em prol da construção da Cultura de Paz, cujas sementes foram lançadas em 2010 na cidade de Guaxupé( Sul de Minas Gerais), dando início ao movimento Guaxupaz.

O site “ Guaxupaz” que começou a ser publicado em 2012, interligou-nos com mais pessoas e organizações de outras regiões do país. Com esta ampliação de contatos e novos objetivos, optamos por expandir também o alcance do nome e das propostas.

Assim, hoje tecemos a Rede de Cultura de Paz- Cult Paz , visando à interação entre pessoas e organizações do país, comprometidas com a causa, para compartilhamento de ideias, experiências e comunicação de eventos, entre outras possibilidades que possam promover nossa evolução e democratizar a informação.

No decorrer do tempo, a cultura de paz, foi se manifestando através de diferentes correntes, com caracterizações específicas. Adotamos uma posição integradora, não nos restringindo a uma única corrente, mas disponibilizando uma visão ampla do que existe de positivo, com ênfase na pluralidade de aspectos.

Disponibilizamos um acervo básico de conhecimentos teórico-práticos, com indicação de fontes e recursos para ampliação e aprofundamento desses saberes, para facilitar a preparação de educadores e pessoas das diversas áreas interessadas na Cultura de Paz e Não Violência .

Mobilização


De nada adianta constatar o aumento crescente da violência (física, psicológica, estrutural) desde a célula familiar, ambiente escolar, social até o âmbito internacionalse não aderirmos, urgentemente, à Cultura de Paz e Não Violência. Porém, para que possamos implantar este novo paradigma, é preciso sensibilizar todos os setores da sociedade, mobilizarmo-nos para construirmos este conhecimento, desenvolver atitudes de convivência pacífica, respeito à diversidade, tolerância e solidariedade. É preciso formar uma sinergia que nos fortaleça e nos entusiasme nessa empreitada.


A equipe da Rede de Cultura de Paz - Cult Paz, convida a todos os interessados, pessoas físicas ou jurídicas, para se unirem nesta construção coletiva e democrática.Solicitamos às pessoas e organizações que nos enviem seus contatos, bem como as informações a serem compartilhadas.

 

Cada contato é um nó dessa rede
que estamos tecendo coletivamente.