Mobilização pela Educação: VI - TERCEIRO MANIFESTO PELA EDUCAÇÃO

on .

 “ Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País.”

Contextualização

O documento “ Mudar a escola, Melhorar a Educação: Transformar um País” foi elaborado de forma colaborativa, utilizando as metodologias Google Docs, rede social, e-mail, fórum de debates pela internet e reuniões presenciais. Ao longo de 2 anos, teve a efetiva colaboração dos membros do movimento Românticos Conspiradores (http://romanticos-conspiradores.ning.com/page/sobre-o-rc), de educadores atuantes nas diversas redes de ensino e de cidadãos que assumem a sua responsabilidade pela qualidade da educação.

1- MANIFESTO PARA ASSINAR: http://bit.ly/18QU2V5
2- BLOGSPOT DO MANIFESTO : http://bit.ly/GAdIDS
3- FACE DO MANIFESTO: http://on.fb.me/16iCIK6
4-CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Caro Cidadão,

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) diz que “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Dezessete anos decorridos desta legislação, temos trinta milhões de brasileiros analfabetos e uma evasão escolar que já ultrapassa os três milhões de jovens por ano. 47% de nossos universitários abandonam os bancos escolares.

O desperdício de recursos atesta a ineficácia do sistema e perpetua a desigualdade e a exclusão.

Interpelamos o poder público, as universidades, as escolas, professores, estudantes, pais e a sociedade porque urge romper definitivamente com o fatalismo da reprodução do insucesso e realizar transformações fundamentadas e responsáveis em todo o sistema educacional.

Cremos que as comunidades escolares podem se transformar em espaços de humanização. O Brasil dispõe de produção científica, de educadores e de práticas que provam a possibilidade de uma escola que a todos acolha e dê, a cada um, condições de realização pessoal e social.

Disponibilizamo-nos para contribuir na construção de um sistema educacional que, efetivamente, cumpra a LDBEN e apresentamos o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”, por considerarmos que o mesmo poderá constituir-se num instrumento de debate e em efetiva mudança.

Em comunidade

Assine no Avaaz: http://bit.ly/18QU2V5

Como abrir posto de coleta de assinaturas
(com folhas impressas)

Solicitar impressos através do e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia o Documento na íntegra: http://manifestopelaeducacao.blogspot.com.br/2013/10/mudar-escola-melhorar-educacao.html