Stand de Cultura de Paz da Biblioteca Municipal receberá novo impulso

on .

No início do Movimento de Cultura de Paz , em Guaxupé – GUAXUPAZ, em 2010, foi montado na Biblioteca Municipal , um pequeno stand com obras sobre Cultura de Paz.

Agora, com a criação do Grupo de Amigos da Biblioteca – GRABI, pretende-se melhorar o acervo deste stand e incentivar a utilização deste material.

O que é o GRABI - Grupo de Amigos da BIBLIOTECA

Um grupo de voluntários, conscientes das necessidades de estímulo à leitura e de desenvolvimento de políticas públicas para este fim, criaram o Grupo de Amigos da Biblioteca (GRABI). Os primeiros passos foram dados em maio do corrente ano, reunindo pessoas comprometidas com a leitura e dispostas a desenvolver propostas e atividades para a dinamização da biblioteca municipal.

O grupo inicial é formado por pessoas pró-ativas que optaram por enfrentar as carências e problemas relacionados à biblioteca e colaborar na busca de soluções. O GRABI tem caráter sociocultural e educativo, sem vínculos político- partidários ou religiosos. Está aberto à adesão de novos participantes, parcerias e apoios. Os organizadores reconhecem que há muitas pessoas na comunidade, jovens e adultos, com o perfil do grupo e que, com a chamada desta matéria, possam ser contatados. O grupo fundador lançou a proposta para mobilizar os interessados e iniciar as atividades, mas só terá sucesso com a participação de outras lideranças e pessoas antenadas na prática da leitura.

Propostas do GRABI

As ações serão realizadas gradativamente, a curto e a longo prazo.

- Encontros de convivência do Grupo de Amigos da Biblioteca, periodicamente, no recinto da biblioteca, em datas pré-fixadas.

- Ações diversas para incremento do acervo da biblioteca, fixo e itinerante.
- Feirinhas para troca de livros e revistas.

- Atividades com leitura, para diversos públicos e faixas etárias, incluindo rodas de leitura e oficinas.

- Estudo da Política Pública do Livro e da Leitura e troca de informações, interagindo com órgãos e entidades afins.

– Interação com Secretarias e Conselhos Municipais da Cultura e Educação, com a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

Adesões

As pessoas interessadas em obter mais informações, como também se inscreverem no grupo, poderão fazer contato com Heloisa (35-3552 66 62) e Rosemeire (35-3559 11 05)