Liderança de Equipes

on .

A cada dia que passa novas descobertas são feitas, novos produtos e tecnologias surpreendentes são criados, novas barreiras são quebradas. Vivemos em um mundo que evolui e se transforma mais rapidamente graças a muitas equipes eficientes e de alta performance espalhadas por todo mundo.

Tais equipes que geram resultados acima da média e trabalham com motivação e alegria tem em comum uma peça fundamental: um grande Líder. Sem ele, as equipes raramente conseguem atingir o seu potencial máximo, o que causa frustração, desânimo e resultados abaixo do esperado.

O Líder é o principal elo de uma boa equipe, pois ele é o responsável por criar a cultura e hábitos da equipe através do seu próprio exemplo. Muitos ainda confundem Líder com Chefe e acham que são a mesma coisa, mas na verdade são conceitos completamente diferentes. O chefe é uma pessoa que você escuta e obedece por obrigação, dada a hierarquia da empresa. Já um Líder é uma pessoa que você escuta e segue por confiar na sua visão, habilidades e competências. O Líder é uma pessoa que:

• Motiva todos dentro da equipe com sua visão inspiradora que desperta em toda a equipe a vontade de atingir as metas;
• Sabe identificar as habilidades de cada membro da equipe, buscando potencializá-las;
• Estabelece metas e desafios consistentes com o treinamento oferecido e não exige aquilo que ela não está preparada para entregar;
• Comunica-se de maneira eficiente, sabendo que não basta falar, mas sim que todos entendam claramente a mensagem que está sendo passada.
• Sabe delegar tarefas e funções, não centralizando todas as decisões e deixando toda a equipe desenvolver-se;
• Sabe reconhecer o trabalho e esforço de cada um e o faz com frequência

Assim como várias outras competências, liderança também pode ser aprendida e melhorada. Qualquer pessoa pode tornar-se um grande Líder de equipes, mas para isso é necessário esforço e dedicação. Há uma frase de Robert Bonarc que diz: “Antes de liderar outros, dirigir empresas, comandar exércitos, governar nações, aprenda a ser o Líder de si mesmo e a dirigir sua própria Vida”, ou seja, você não pode ser o líder de outras pessoas se não tem competência para liderar a própria vida. Por isso, minha dica final é: para ser um verdadeiro Líder você deve preparar-se para isso através de leituras, seminários, treinamento e muita prática. Boa sorte!

Paulo Costa
Líder de Comunicação e Publicidade – Marketing LCB
Diretor de Desenvolvimento de Negócios para América Latina na Critical-Links


“O chefe é uma pessoa que você escuta e obedece
por obrigação, dada a hierarquia da empresa.
Já um Líder é uma pessoa que
Você escuta e segue por confiar
na sua visão, habilidades e competências.”
O bom líder é um agente de paz!