Como Lidar com o nosso lado sombra para encontrar a Paz interior

on .

Ano Novo. Esperança de renovação, de novas oportunidades, de expectativas. O que virá ???

Muitas vozes declaram pessimismo, total descrença em mudanças positivas, no país e no mundo. Outras se erguem corajosas, na tentativa de formar uma consciência coletiva de responsabilidade social e de cooperação.
Há muitas sombras envolvendo nosso tempo, nosso país, nosso planeta.
Podemos ser um foco de luz onde estivermos. Mas para isso precisamos aprender a lidar com nossa própria sombra.
Para quem se interessar seguem algumas obras mais conhecidas sobre o tema.

Obra “ O Efeito Sombra”:

Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson – Editora Leya

“O Efeito Sombra ocorre quando a própria escuridão reprimida torna sua presença conhecida, levando-nos a agir de maneira inconsciente e inesperada. Isso acontece quando algo no mundo externo força a escuridão a sair de seu esconderijo e subitamente ficamos cara a cara com os traços, comportamentos e sentimentos do personagem que mantivemos escondido na vida secreta. O Efeito Sombra não é algo que planejamos. Na verdade, é algo que a maioria de nós investiu tempo e energia para tentar evitar. Mas, quando entendemos esse fenômeno, podemos desvendar o mistério da sabotagem pessoal.”

– Página 149, parte 2 , escrito por Debbie Ford

https://drive.google.com/file/d/0BzwL0r95TMuRc2lMZGZ6MmdWZEk/edit

Vídeo legendado:



Obra: Como Entender o Efeito Sombra em Sua Vida: Por Que Pessoas Boas Fazem Coisas Ruins

Debbie Ford - Editora Cultri

Por que as pessoas boas fazem coisas ruins? Porque todos possuímos uma Sombra, o lado obscuro de nossa personalidade que através de seus impulsos furtivos e muitas vezes ocultos influenciam as nossas decisões do dia a dia. Neste livro, Debbie Ford, a principal especialista e coautora do livro/filme O Efeito Sombra revela o conflito de duas forças que existem dentro de nós: uma força que nos leva a viver de acordo com os nossos valores, a dar e receber amor e a ser uma pessoa íntegra; e a outra força que nos impede de progredir, que sabota os nossos esforços e nos leva a fazer escolhas que não nos favorecem, num processo de autossabotagem. O propósito de Debbie com este livro e oferecer instrumentos para por abaixo o falso eu, encontrar a lacuna entre a luz e a escuridão e viver uma vida autêntica.

Vídeo legendado:


Obra: Lado Sombrio Dos Buscadores Da Luz

Debbie Ford - Editora Cultrix

Neste livro, Debbie Ford traz à luz aspectos de nós mesmos que inconscientemente (ou conscientemente) escondemos ou negamos - aquelas qualidades negativas que enterramos ao longo do nosso caminho para sermos "uma boa pessoa" - e que podem ser fonte de força e alegria quando reconhecidas e aceitas. Através das historias comoventes, esclarecedoras e incrivelmente humanas deste livro, bem como dos exercícios apresentados no final de cada capitulo, Ford nos mostra não só como reconhecer nossas emoções ocultas, mas também como descobrir as dádivas que elas nos oferecem. Os impulsos que mais tememos podem ser a chave para o que está faltando na nossa vida.

 

 

 

Paz – meu estado natural

on .

O estado da paz não depende de onde estou, com quem estou, mas fundamentalmente de como estou. É possível manter exatamente o mesmo estado de tranqüilidade tanto num engarrafamento de trânsito quanto numa bela praia ou montanha.

A paz não depende de nada externo.

Independe da companhia que tenho.
A semente de ser pacífico está em todos nós. Não há ninguém que prefira a violência se a paz é possível.

(...) A saúde normal do ser é de paz. Se me preocupo muito com minhas atividades ou fico nervoso, também começo a me sentir mal. O próprio sentimento de que eu não estou bem existe porque há dentro do ser uma noção eterna do que é sentir-se bem. Se não, como é que eu poderia saber que estou mal?

A paz está dentro do ser como um navio naufragado no fundo do mar, cheio de tesouros. Está em mim e eu só preciso me aplicar em resgatá-la.

Ken O’ Donnell- “ A Paz começa com você”; Editora Gente.
Há um capítulo da obra com exercícios de paz.

 

O Tao da Paz

on .

A obra “ O Tao da Paz- Guia para a paz interior e exterior”, da Dra.Diane Dreher, (Editora Campus), mostra como aplicar os princípios taoístas a nós mesmos e ao mundo que nos cerca.

A obra é complementada com exercícios práticos para a conquista do equilíbrio dinâmico, unidade cósmica e ação harmoniosa.