Acervo Virtual da Anistia

on .

O lançamento do Projeto Acervo Virtual da Anistia um site com informações sobre a Lei de Anistia e a atuação da Comissão de Anistia, ocorreu em 28 de agosto, no ato em memória dos 36 anos da lei, em São Paulo.

O Acervo Virtual da Anistia é parte das ações educativas ligadas ao Projeto Marcas da Memória da Comissão da Anistia e foi realizado através de convênio celebrado com o Ministério da Justiça pelo Instituto de Políticas Relacionais em parceria com o Armazém Memória.
A rede de conteúdo para disponibilizar a documentação reunida no portal sobre o processo de Anistia realizado em 1979, é formada pelo Arquivo Nacional , Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Arquivo Edgard Leuenrout, Arquivo Ana Lagoa, Fundazione Lelio e Lisli Basso Issoco, que aportaram fundos e coleções sob sua guarda referente ao tema, além de conteúdos dos arquivos da Comissão da Anistia e Armazém Memória.
Este portal vem de encontro à necessidade de promovermos em nosso país um processo de educação pela memória histórica, visando o fortalecimento da democracia e de nossas instituições, para que no Brasil possamos aprofundar a justiça de transição e superar de vez as praticas golpistas e repressoras enraizadas na cultura e prática de vários setores da nossa sociedade. Ditadura nunca mais.

Filmes de Sílvio Tendler:

Com 31 filmes feitos, entre curtas, médias e longa-metragens, Silvio Tendler tem no seu currículo obras que documentam a trajetória política do país antes e durante a ditadura militar, como :

Os Anos JK (1980),
Jango (1984),
Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro (2001) ,
Tancredo, a Travessia (2011).

Este ciclo é uma homenagem a este cineasta brasileiro e também um convite para que os usuários do Acervo Virtual da Anistia utilizem deste material para levar às escolas, faculdades, associações de bairros, entidades e movimentos sociais e nas redes sociais estes filmes, possibilitando o conhecimento e o debate sobre a importância da democracia para nosso país.

Mostra de cinema marcas da memória :

Acesso ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=rqtFdJMszOE&feature=player_embedded&list=PLpy-eNPbuQ4v4V39lXlxYMatxDu7GhtCi

 


Fonte: www.Memorialanistia.org.br/cicloeducativo