Apoio a Pais de Homossexuais

on .

A homossexualidade é um tema controverso que ainda gera debates, pesquisas, livros, movimentos, manifestos. Entretanto pouco se fala sobre os pais de homossexuais. Como eles tomam conhecimento da homossexualidade dos filhos ? Como lidar com essa constatação e quando um dos pais não aceita e rejeita o filho, o que fazer ?

Edith Modesto, educadora e professora universitária, fala abertamente aos pais de homossexuais, por ser ela também uma integrante deste grupo. Em 1992 quando soube que o filho era gay, Edith precisou compartilhar sua experiência com outras mães, e dessa forma sentir-se menos sozinha. Percebeu assim que a demanda era imensa e, em 1999, fundou o Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), organização não governamental da qual é presidente. Com reuniões presenciais e virtuais, o GPH ajuda pais e mães de todo o Brasil que passam por diversas fases até a aceitação da homossexualidade do seu filho.

Em suas atividades e obras Edith aborda o complexo e ainda pouco explorado tema da diversidade sexual dentro da família, a fim de fornecer instrumentos emocionais e psicológicos para os pais lidarem com a orientação de seus filhos e filhas. As orientações de Edith são valiosas também para os homossexuais entenderem seus pais e ajudá-los neste processo, no qual amor e respeito são fundamentais.

Para o psicólogo e psicoterapeuta Klecius Borges, que atua em terapia para homossexuais, o trabalho que Edith Modesto vem desenvolvendo com pais e mães de homossexuais, por meio do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) é, além de pioneiro no Brasil, altamente inovador. Embora similar a proposta de grupo americano, no grupo brasileiro existe a afetividade e o calor humano. Pais e mães profundamente angustiados e até desesperados, muitas vezes, encontram neste trabalho acolhimento, aceitação sem quaisquer julgamentos, compreensão e, sobretudo, as informações de que necessitam para enfrentar esta questão que tanto impacta suas vidas.

Fonte: Obra "mãe sempre sabe? mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais" de Edith Modesto, Editora Record

 

 

Grupo de Pais de Homossexuais
Rua Alberto Faria, 835 – São Paulo – SP CEP: 05459 - 000
Tel: (11) 3031 – 2106 www.ghp.org.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.