SUGESTÕES de ATIVIDADES para celebração do dia da paz

on .

No site do Guaxupaz, a pessoa interessada poderá encontrar subsídios para promover leituras, comentários e acessar material pedagógico. Para facilitar, faremos algumas sugestões:


Aproveite esta data para envolver outras pessoas e estabelecer parcerias dentro de sua comunidade. Organiza um evento, por mais simples que seja, em escolas, igrejas, bibliotecas, empresas, órgãos públicos. Junte-se a pessoas de todo o mundo que praticam e promovem a paz.

Hasteie bandeiras, coloque faixas, cartazes estimulando a convivência pacífica. 

 

Organize uma caminhada pela paz 

no bairro, nas imediações da escola, na cidade.

 

Toque/cante músicas com mensagens de paz, faça circular letras/músicas de qualidade pela internet, nas empresas, nas salas de espera, nos ambientes de entretenimento...

 

Divulgue e circule vídeos com temáticas de paz e não-violência. As estatísticas mostram que um jovem de 14 anos já assistiu a mais de mil assassinatos na televisão. Uma hora de desenho animado pode apresentar mais de cem atos de violência. (Pesquisa anterior a 2003).

Promova dramatizações, encenações demonstrando opções de soluções pacíficas de conflitos.

Discutir textos sobre bullying e como lidar com estas situações. Discutir ações a serem desenvolvidas nas escolas e outros ambiente que desenvolvam atitudes pacíficas, solidárias e anti-bullying.

http://guaxupaz.com.br/web/index.php/cultura-de-paz-2/educacao-para-paz/149-aprenda-a-prevenir-e-lidar-com-o-bullying

Faça download dos gibis pedagógicos sobre Cultura de Paz e incentive a leitura dos mesmos. Os conteúdos podem ser interessantes também para adultos.

Para fazer download dos gibis e mais informações, acesse:

http://www.londrinapazeando.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=337&Itemid=45


"Apresente a metodologia dos Jogos Cooperativos" e aplique atividades.

 

http://guaxupaz.com.br/web/index.php/cultura-de-paz-2/educacao-para-paz/178-jogos-cooperativos-da-competicao-para-a-cooperacao

Crie oportunidades para os estudantes/filhos/empregados tomarem decisões em grupo com responsabilidade e justiça. A participação na elaboração das normas faz com que diminua a sensação de que as regras são impostas e melhoram a disciplina.

Participe de um projeto de construção da paz ou busque parceiros para criar um projeto que possa contribuir para uma comunidade mais pacífica e solidária.

Ler e discutir documentos básicos da Cultura de Paz (ver site Guaxupaz)

Criar slogans e logos proclamando atitudes de pacíficas.

Estimule a busca de imagens criativas relacionadas a paz: fotos, logos, faixas, cartazes. ( na internet, jornais, revistas). As imagens poderão formar álbuns, cartazes e serem recriadas . ( Propiciar este material em ambientes carentes ).

Com os logos poderão ser confeccionados cartões para mensagens, botons, cartazes, painéis etc.