Compreensão Preliminar sobre Cultura de Paz

on .

Eixos temáticos:
O Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz/)ONU/1999  estabelece oito eixos temáticos para a Cultura de Paz :

1- Educação para a Paz
2- Desenvolvimento Sustentável
3- Direitos Humanos
4- Igualdade entre os gêneros ( Homens/Mulheres)
5- Participação Democrática
6- Entendimento, tolerância, solidariedade
7- Livre circulação da informação
8- Paz e segurança internacional

-Cultura de Paz  possibilita adquirir a competência
 para resolução pacífica de conflitos , desenvolvendo nas pessoas, de todos os níveis, habilidades de diálogo, comunicação não-violenta, negociação e consenso.

 -A nova visão de paz

 é baseada nos valores universais de respeito à vida, liberdade, justiça, solidariedade, tolerância, direitos humanos  e igualdade entre homens e mulheres.”   ( Programa de paz/Conferência Intern. Sobre a Paz na Mente dos Homens/UNESCO- 1989.

- A maioria das pessoas se refere à Paz como ausência de guerra, que se obtém por um tratado. Esta é apenas uma visão da Paz, limitada ao aspecto social e internacional de uma Cultura de Paz. Na realidade, a Paz é um estado de harmonia que se manifesta em três direções, a saber:

consigo mesmo, ou a Paz Individual;
com os outros, ou Paz Social;
com a natureza, ou Paz Ambiental .   ( Pierre Weil )


A Paz é “a plenitude que resulta de relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, com outras culturas, com outras vidas, com a terra e com o Todo maior do qual somos parte.”
( Carta da Terra – doc. Universal, aprovado em 2000/UNESCO)


“ A  paz não é ausência de conflito,
 mas uma participação positiva em que o diálogo é encorajado e os conflitos resolvidos em espírito de compreensão mútua e cooperação”.( Cristina Von)

 “Conflito não é oposto de paz. Não é sinônimo de intolerância. A questão é como resolver os conflitos, se por meios violentos ou não violentos.    Para construir uma Cultura de Paz, faz-se importante aprender a resolver os conflitos de modo não-violento, isto é, por meio de acordos e não de modo hostil”.(Marcelo R. Guimarães/ “Aprender a Educar para a Paz)
- “ Diante da injustiça e da violência, a paz se relaciona com uma atitude de enfrentamento e mesmo de resistência, por meios não-violentos, para que possamos ir em busca de algo melhor.”   ( idem)

- “ A paz é vista como um processo em ação e um grande movimento em curso, muito mais que uma meta a ser alcançada. É um movimento de libertação.”  (idem)

- “ As mudanças virão com a profunda consciência da real possibilidade de resolver conflitos de forma não-violenta.” ( idem)   


“ Desobediência é incluída na noção de paz,
como contestação da ordem violenta. A desobediência às leis injustas apresenta-se como forma de promover a paz, como demonstrou Luther King .”  ( idem)


Cultura de Paz inclui
- a conscientização para a transparência e responsabilidade em governar , bem como a participação responsável da comunidade.
- a promoção de conscientização e ações   para enfrentamento das injustiças sociais, redução das desigualdades. Direitos Humanos é um eixo da Cultura de Paz.


“ A democracia global
vai exigir combinar a democracia nacional com a solidariedade internacional e histórica, com as sociedades do presente e as gerações do futuro, permitindo completar o quadro de mobilidade mundial, em que, além da paz comercial que vem do comércio livre em fase de implementação, o mundo caminhe para a realizar outros objetivos pacíficos : a paz social, a paz na segurança, a paz migratória, a paz cultural, a paz tecnológica, a paz moral, a paz política.           (Cristóvão Buarque: “Democracia e Globalização: Os Nove Tipos de Paz”)