GENTE QUE FAZ A PAZ

on .

DIGA SIM À CULTURA DE PAZ!

A paz é alimentada pela união de raízes fortes. Em cada uma das nossas ações diárias pode estar uma raiz que permite a Cultura de Paz crescer e se multiplicar.

A violência começa na mente de cada pessoa e é aí que também deve nascer a paz. Para isso, trabalhamos com o conceito de Paz Positiva e Ativa, pois é preciso enfrentar os conflitos que se apresentam em nossas vidas e lidar com eles de forma construtiva e não-violenta para reverter as situações de guerra e violência.

Não devemos fugir dos conflitos e sim transformá-los, pois a construção da paz exige uma postura ativa e transformadora.

A cultura de paz pressupõe que as relações entre os indivíduos devem ser horizontais, baseadas na solidariedade, na tolerância e no diálogo, e que essas bases precisam ser convertidas em ações éticas inclusivas para que dêem frutos.

A prática constante da paz, do diálogo e da resolução coletiva de problemas desenvolve o espírito comunitário e solidário no cidadão; este, por sua vez, tem a missão de propagar a semente da Paz.

Os principais fundamentos do Gente que faz a Paz são os 6Ds da Cultura de Paz:

•Democracia

•Desenvolvimento sustentável

•Direitos Humanos

•Desarmamento

•Diálogo

•Diversidade

Virgínia Garcez
Coordenadora Nacional do Programa Gente que faz a Paz
(21) 8177-7955 e (71) 9611-7669
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

http://www.gentequefazapaz.org.br/publique/