Agenda Cidadã – Uma idéia que deu certo

on .

Os leitores do Jornal A Tribuna (Santos-SP) podem acompanhar com facilidade todos os eventos relacionados à cidadania. 

Há dez anos o Jornal publica, semanalmente, a coluna “Agenda Cidadã”, especifica sobre ações de cidadania que irão acontecer na cidade e região, para que os leitores possam tomar conhecimento e participar. Mesmo não participando, podem saber o que está sendo realizado.

Leia matéria publicada no Jornal A Tribuna (Santos-SP) em 7 de outubro 2015 página A7:

Agenda Cidadã completa 10 anos

Há exatos dez anos, foi publicada pela primeira vez em A Tribuna a coluna Agenda Cidadã. Com o intuito de divulgar de maneira didática os eventos que incentivam a participação popular em debates públicos, a iniciativa da coluna veio justamente da sociedade civil.

Em 2005, a ideia surgiu durante reuniões realizadas pelo Conselho de Leitores do jornal. Baseada em sua militância em questões de cidadania, a colaboradora Luci Freitas fez a sugestão, que foi aceita pelos demais leitores.

“A ideia surgiu quando eu lia notícias separadas sobre palestras,
seminários e conselhos. Quem tem o conhecimento, tem o poder de articulação e pode fazer acontecer”. A centralização das informações, segundo ela, facilita o entendimento do leitor.

Dessa forma, surgiu a coluna que traz, toda sexta-feira, informações sobre audiências públicas, debates, assembléia de conselhos municipais, palestras e debates, sempre de forma apartidária.

Luci, que é cidadã atuante e colaboradora em ações de incentivo à cidadania e também do Fórum da Cidadania de Santos, resume a importância da participação popular: “A gente não faz nada sozinho”.

VEIO PARA SOMAR

Para a chefe da Casa de Participação Comunitária de Santos, Valéria Gallotti, a coluna veio para somar no trabalho de cidadania desenvolvido pela casa.

“A agenda é importante porque as pessoas precisam entender o que é a Casa de Participação Comunitária e como é necessária a participação de toda a sociedade civil para o empoderamento do cidadão e a deliberação sobre políticas públicas”.

Na casa, ligada à Secretaria de Defesa da Cidadania de Santos, a coluna é cortada e afixada em um quadro toda semana, para que as pessoas possam se informar.

A partir da iniciativa que deu origem à Agenda Cidadã, a publicação impulsionou a participação popular nas assembleias.
“Era um espaço que a gente (Casa dos Conselhos) pleiteava há muito tempo, e foi nossa colaboradora que fez acontecer”.

Participação

A Agenda Cidadã é publicada todas as sextas-feiras e compreende os eventos realizados até a sexta-feira seguinte. O envio de notas para a publicação deve ser feito pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até às 10 horas de quinta-feira.”