A verdadeira economia colaborativa

on .

 

Matéria do portal Grist traduzida e postada em www.Shift.org.br


A energia renovável está florescendo e os países estão finalmente começando a agir comprometidos em salvar o clima, enquanto nos aproximamos ao fim da era do clima estável. Mas as emissões de carbono continuam aumentando todos os anos, juntamente com o crescimento econômico.

Compartilhar, compartilhar de verdade, poderia permitir a humanidade como um todo, produzir, consumir, e emitir menos carbono, ao mesmo tempo que incentivaria a melhora da qualidade de vida através de maiores interações sociais, distribuição de riqueza mais justa e relações comunitárias mais fortes. Mas compartilhar tem de ir muito além de aplicativos de smartphones para serviços não regulamentados de táxi (Uber) e aluguéis de férias (Airbnb),com fins lucrativos.

Esta série explora a economia colaborativa - em que riqueza e poder são compartilhados, não apenas bens de consumo e quartos vagos. Estas entidades da verdadeira economia colaborativa, compartilham conhecimento e responsabilidade na tomada de decisão, co-criando produtos e serviços comunitários. Em seguida, eles compartilham a abundância juntos. por portal Grist (série especial)

 

Conheça os agentes transformadores da economia colaborativa

Clique nos links abaixo.


Economia colaborativa revoluciona Amsterdã

A economia colaborativa é um conceito que está cada vez mais na moda no mundo todo e agora Amsterdã foi nomeada a primeira cidade colaborativa (...)

Rachel Botsman - O caso para o consumo cooperativo

Em sua palestra, Rachel Botsman diz que estamos "conectados para compartilhar" - e mostra como sites como o Zipcar e Swaptree estão mudando as (...)

 Publicação Desejável Mundo Novo - por Lala Deheinzelin

Por que não criar outra economia em que "valor" seja mais do que o financeiro? Por que não criar um modelo de governo regido pelo mérito e pela (...)

O mapa mundial da economia colaborativa

A Economia Colaborativa explodiu nas nossas vidas nos últimos 12 meses. Desenvolvimentos tecnológicos estão permitindo às (...)

Lorrana Scarpioni - A criadora do Bliive

O Bliive é um movimento que acredita na colaboração como forma de revolucionar a ideia de valor, aproximando pessoas através do (...)

Jeremy Rifkin - A civilização da empatia

No novo livro de Jeremy Rifkin que é publicado agora na Itália, "La civiltà dell`empatìa" [A civilização da empatia] (Ed. Mondadori, 648 páginas), (...) 

Vídeo: O caso para o consumo cooperativo - Rachel Botsman

Fonte: TV SHIFT: www.shift.org.br

Em sua palestra, Rachel Botsman diz que estamos "conectados para compartilhar" - e mostra como sites como o Zipcar e Swaptree estão mudando as regras do comportamento humano.