Guaxupaz Aderiu ao III Manifesto Pela Educação

on .

 

Conheça o manifesto na integra: manifestopelaeducacao.blogspot.com.br

Um dos eixos da Cultura de Paz é a participação democrática e a educação é um dos pilares básicos para desenvolver competência para o exercício da participação democrática e de todos os demais aspectos da Cultura de Paz; defesa dos direitos humanos, resolução pacífica de conflitos, respeito à diversidade, solidariedade, diálogo e formação de consenso entre outros.

O povo acordou e foi para as ruas, mas isso não é suficiente, Os ativistas da Cultura de Paz acreditam na ruptura de padrões injustos e obsoletos, mas de forma pacífica ( não passiva) e inteligente. Não basta gritar pelo que não está bom, pelo inadmissível. É preciso apresentar propostas consistentes e de consenso para efetuar mudanças democráticas. A classe dos educadores deve ser um exemplo para o país de mobilização organizada, pacífica e eficaz.

Por tudo isso, que o Movimento de Cultura de Paz de Guaxupé- Guaxupaz se propôs a colaborar na divulgação do Manifesto pela Educação. Queremos educação humanística, educação para o século XXI.
Por conhecermos a integridade das lideranças que promoveram a mobilização para elaborar este documento, é que estamos aderindo ao III Manifesto Pela Educação e colaborando na divulgação e discussão.

Uma multidão de educadores e cidadãos se dedicaram à elaboração do documento. Milhares de pessoas, no país, assinaram o documento via internet ou em listas impressas.

O Manifesto com as assinaturas foram entregues ao ministro da educação no dia 19 de novembro/2013 em Brasília. Mas o movimento não para aí.

Novas etapas do movimento estão sendo preparadas.