diretrizes sobre responsabilidade social ISO 26000

on .

 ISO 26000 - Conheça a norma na íntegra

No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo.

Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.
 
A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre:
 

- conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social;

- histórico, tendências e características da responsabilidade social;

- princípios e práticas relativas à responsabilidade social;

- os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;

- integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;

- identificação e engajamento de partes interessadas;

- comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.

 
A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma.

 

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp